Quando pensamos no desenvolvimento da nossa sociedade, será importante que compreendamos o papel que o conhecimento especializado das línguas, das literaturas e das culturas representa.

A consolidação de competências linguísticas, literárias e culturais possibilita a emergência de um pensamento crítico, a consolidação da nossa voz autoral e do nosso discurso próprio, refletido e informado – condição fundamental para a reivindicação por percursos de desenvolvimento sustentável que sirvam o nosso contexto e que promovam o diálogo nacional e internacional, com múltiplos interlocutores.

O exercício de funções na área da educação reflete a minha opção pessoal. É esta a área de ação em que poderei contribuir para o desenvolvimento da minha cidade, da minha ilha, das nossas ilhas.

Compreenderão, certamente, que afirme que da minha ilha vejo o mundo.

Cabo Verde mantém relações com países nos continentes africano, europeu, asiático, ou americano. Quero que dos outros países se veja também Cabo Verde. Quero que se aprofunde o diálogo que já mantemos e que as vias de internacionalização sejam consentâneas com a nossa visão de bem-estar e de desenvolvimento.

Nesse âmbito, o conhecimento especializado na área de estudos cabo-verdianos e portugueses permite que me situe no mundo em que vivo, compreendendo melhor Cabo Verde e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

A decisão de frequentar este curso foi ponderada. Quando tive acesso ao plano de estudo, tive a preocupação de verificar as unidades curriculares e os perfis de saída. Identifiquei-me com a proposta do curso:

Poderia estudar a Língua Portuguesa e a Língua Cabo-verdiana. Teria a possibilidade de estudar a Literatura Cabo-verdiana, no contexto das Literaturas na CPLP. Acederia, igualmente, a estudos especializados nas áreas da cultura e da linguística. Acreditei que seria a combinação certa. E não me enganei.

Tendo descoberto a minha vocação para o ensino de línguas, foi para mim importantíssimo o estudo da didática específica, através das disciplinas de Metodologia do Ensino do Português, de Educação para a Diversidade Linguística e de Didática da Literatura.

Avalio de forma muito positiva o percurso que realizei. A experiência que tive em contexto de estágio pedagógico foi valiosíssima e correspondeu às minhas expectativas e objetivos.

Posteriormente, fui admitida como Assistente Pedagógica na equipa do Camões – Centro de Língua Portuguesa, na Cidade da Praia. Neste âmbito, participei em programas de formação vocacionados para diferentes públicos, destacando-se:

- os cursos de reforço de competências em língua portuguesa, vocacionados para estudantes na Universidade de Cabo Verde;

- o programa de preparação para o estágio pedagógico;

- as oficinas pedagógicas e os ateliês de conversação.

Atualmente sou Bolseira do Programa Fernão Mendes Pinto, promovido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Continuo a exercer as minhas funções no Centro de Língua Portuguesa. Graças à avaliação positiva do meu desempenho, foi possível progredir na minha carreira. O nível de exigência e de responsabilidade é superior. E a minha motivação e sentido de profissionalismo aumentaram. Indubitavelmente!

Neste quadro, a minha ação inscreve-se no Programa de Aprendizagem de Português em Contextos Multilingues e Multiculturais – especialmente vocacionado para a educação linguística em Cabo Verde, considerando a infância e a juventude. Deste programa, constam três linhas principais: O Sapatinho, Os Nicolau e Os Sucupira, destinados a formandos de grupos etários diferenciados.

O Programa tem uma forte componente pedagógica, considerando o desenvolvimento de orientações metodológicas para o ensino e a aprendizagem de português como língua segunda em Cabo Verde, a execução de programas de formação regidos por essas mesmas orientações e a produção de materiais didáticos culturalmente sensíveis e socialmente relevantes.

Por outro lado, tenho vindo a compreender melhor processos de administração e de coordenação, procedimentos e normas institucionais. Asseguro, igualmente, a minha preparação para a concepção de projetos, o seu acompanhamento e respectiva avaliação.

No próximo futuro, continuarei a exercer a minha profissão em Cabo Verde. Tenciono prosseguir os meus estudos de pós-graduação e, depois, quem sabe… talvez opte por uma carreira internacional.

Hoje, estou certa de que fiz uma excelente opção.