No âmbito do X Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro, Mariana Faria, Leitora do Camões, I.P., apresentou, em linha, a comunicação intitulada Aprendizagem com mediação de inteligência artificial no contexto da formação inicial de professores em Cabo Verde, no painel de Práticas Pedagógicas.
A experiência de trabalho desenvolvida no curso de formação inicial de professores em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses foi partilhada, evidenciando os percursos propostos na unidade curricular de Tecnologia Educativa e Ensino de Línguas, para a consolidação da literacia digital, a iniciação à inteligência artificial e à inteligência artificial generativa, visando a ideação e a concepção de materiais didáticos próprios, culturalmente sensíveis e inclusivos.
Analisámos o processo de ideação e de concepção criativa, regido por normas e convenções próprias, e expandido pela materialização possível que a IA e a IA generativa hoje viabilizam, abrindo novos horizontes de atuação e de oportunidade pedagógica. Apresentamos, nessa comunicação, o exemplo específico do processo de elaboração de banda desenhada com mediação de IA, gerada a partir de textos narrativos breves de temática cabo-verdiana, em língua portuguesa.
O X Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro foi organizado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e decorreu no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa, no dia 25 de julho.

Imagens geradas por inteligência artificial: Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia & Heygen
