No dia 19 de novembro, decorreu no Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia a Aula Aberta: Língua e emigração: as línguas dos cidadãos cabo-verdianos em Burela, na Galiza, orientada pelo Professor Doutor Bernardo Penabade e moderada pela Professora Doutora Ana Karina Moreira.

Dirigida a estudantes do curso de licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas - Estudos Cabo-verdianos e Portugueses, na Universidade de Cabo Verde, esta aula visou:

  • Conhecer as línguas faladas pelos cidadãos cabo-verdianos de Burela e suas segundas gerações o que aprendem e em que contextos são usadas as diferentes formas de falar dos mesmos;
  • Discutir como as línguas no contexto da emigração favorecem a interação multicultural, contribuem para enriquecer a sociedade onde estão, promovendo a diversidade e a compreensão intercultural.


O Professor Bernardo Pebade refletiu sobre a história da língua galega, na conjuntura histórica, social e política do noroeste da Península Ibérica, observando o seu estatuto atual no contexto sociolinguístico espanhol.

Foi apresentada a diáspora cabo-verdiana na Galiza, oriunda, sobretudo, da ilha de Santiago – zonas de Cidade Velha, Porto Mosquito, Assomada e Rincão, analisando as dinâmicas linguísticas entre a primeira e a segunda gerações desta diáspora. Tratou-se, igualmente, de um momento de reflexão sobre o processo de integração social dos cabo-verdianos no contexto referido, mostrando a essência do Modelo Burela, muito conhecido em Espanha.

Esta iniciativa foi organizada no âmbito do Projeto RESISTANCE.



O Professor Bernardo Penabade, natural da Galiza, é Prêmio Meendinho (2023). É licenciado em Filologia Galego-Portuguesa pela Universidade de Santiago de Compostela. Além de prestação de serviços como docente de vários IES da Galiza e de uma forte intervenção socio-cultural junto de distintas associações, lecionou Língua e Literatura Galega e língua Portuguesa no IES Perdouro de Burela até à sua reforma em 2024. 
Entre outras atividades, desde 2008, Bernardo Penabade promove o Modelo Burela, o primeiro projeto de planeamento linguístico, aprovado por unanimidade numa localidade galega e dirigido à comunidade de Cabo verde. Desde 2012, coordena o programa de rádio «Proxecto Neo» na Rádio Burela, focado nas experiências de novos falantes da língua galega. Este programa (posteriormente retransmitido pelas estações comunitárias Cuac FM e Rádio Filispim) é produzido pelos alunos da IES Perdouro, sob a direção do referido professor e de outros colegas.

 

linguas emigracao