Por ocasião do 220.º aniversário de Antónia Gertrudes Pusich, escritora cabo-verdiana nascida na Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, o CHAM, o Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e a Livraria Pedro Cardoso organizaram uma exposição biobibliográfica, inaugurada no mês de junho, no Instituto Internacional da Língua Portuguesa.
A exposição itinerante encontra-se, atualmente, no Camões - Centro de Língua Portuguesa na Cidade da Praia e tem sido visitada por professores e estudantes que têm tido a oportunidade de conhecer melhor os percursos biográficos, culturais e políticos de Antónia Pusich.
No dia 29 de outubro, recebemos a visita de estudantes do curso de licenciatura em Tradução e Interculturalidades da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, acompanhados pelos Professores Wlodzimierz Szymaniak e Juan Hernandez.
Neila Fonseca, docente e investigadora do Programa Fernão Mendes Pinto, orientou a visita e uma aula aberta sobre a obra antoniana. No jogo pedagógico final, os vencedores receberam exemplares da obra Olinda ou a Abbadia de Cumnor-Place (1848), considerado o primeiro romance cabo-verdiano publicado.

